22 agosto, 2017

#21Lições: 9ª - Samuel

Olá a todos,
em mais um momento, vemos Deus se arrependendo de uma promessa feita ao homem.

Os filhos de Eli tinham feito tamanha iniquidade, a ponto do Senhor falar que “longe de mim tal coisa, porque aos que me honram honrarei, porém os que me desprezam serão desprezados”. 1 Sm 2, 30.

Deus precisava de um sacerdote fiel, segundo o seu coração e a sua alma. Samuel não se tornou o sacerdote que foi, pelo isolado fato de ter sido consagrado a Deus desde pequeno, pois quantos não passaram pelo mesmo, e hoje estão longe do Altar?

A idade de desmamar é por volta de 2-3 anos, e nessa fase, a criança tem pouco entendimento. Crescer e ser educado por alguém que não é sua família, traz certas complicações. Mas ainda assim... antes de Deus chamar Samuel de fato, a Bíblia fala que “Samuel crescia diante do Senhor”. Como crescer diante de Deus, servindo-o num Templo, em tempo integral? Com diligência. Essa palavra significa zelo, cuidado, prontidão. Antes de tudo, esse era Samuel.

Por isso, quando Deus o revelou a ruína de Eli, o jovem não se desesperou, não rasgou as vestes, ou teve alguma reação negativa. Por que Samuel era segundo o coração e a alma de Deus, e Deus não tem medo de falar a verdade, de repreender, de honrar ou de desprezar. E vemos o espelho disso durante toda a sua vida como sacerdote.


Lição: diligência no Reino de Deus, exige santidade. Não existe um sacerdote fiel que não seja santo. Se você quer crescer diante de Deus, precisa enxergar a Casa dEle como sua. E isso não significa apenas o concreto ou a palha do local, mas as pessoas. Uma Igreja não é nada sem um povo. Cuide e zele por quem está ao seu lado, não dê mau testemunho e caso haja quedas no caminho, esteja pronto para resgatá-los. Esse é o seu papel.
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Comente ~