21 agosto, 2017

#21Lições: 8ª - Rute

Olá a todos,

antes de tudo, preciso que você entenda quem realmente foi Rute.

O livro antecedente, Juízes, fala da época confusa do povo de Israel, onde viviam desagradando a Deus e pedindo um socorro em seguida. Dessa forma, Deus continuou no Seu plano, tentando salvar a humanidade, através de juízes. Você encontrará o nome de vários deles lá, inclusive Gideão.

Mas Rute, tem um livro para sua história, e não alguns versículos.


Rute conviveu com sua sogra durante 10 anos, e como sabemos, é impossível não ser influenciado por quem convivemos diariamente por um longo tempo. Noemi era extremamente fiel a Deus e isso foi suficiente para plantar em Rute a semente da fé inteligente.

Agora, você provavelmente não sabe quem é Orfa, não é? Orfa foi a outra nora de Noemi. O interessante dessa história é que se Orfa tivesse escolhido bem, ela seria Rute. Entende? Deus olha nossas escolhas. Ele não escolhe rostinhos aleatórios por aí.

Rute usou de fé inteligente. Ela apegou-se a sua sogra, mas ela também lembrou-se do seu comportamento durante 10 anos, das leis do povo de Israel, e com certeza das vezes em que viu Deus agir na vida da sua nova família. Orfa, entretanto, foi insensata. Chorou, sentiu, lembrou, mas decidiu que era melhor voltar para seus deuses e viver uma vida qualquer, como todas as outras mulheres moabitas.


Lição: quando você admira muito alguém de Deus e pensa “queria ser como aquela pessoa”, entenda que ela não é o rostinho favorito dEle, mas é quem O toca através de escolhas. Se você começar a fazer as escolhas que ela faz, terá o mesmo resultado. Quanto mais renúncia de si suas escolhas causarem, mais memorável aos olhos de Deus você será.
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Comente ~