19 agosto, 2017

#21Lições: 6º - Josué

Olá a todos,

a história de Josué (antes Oséias) é longa e mostra um processo real de amadurecimento na fé.

Antes de se tornar o homem corajoso e de bom ânimo, ele era apenas um jovem, extremamente inexperiente, mas muito disposto. 

Em Êxodo 17, 9, Moisés o escolheu para liderar a peleja contra o rei Amaleque, e Josué fez exatamente o que seu líder havia o pedido.
Agora, vamos pensar: você pede a alguém que não está sempre ao seu lado, disposto, interessado, que coordene sua equipe, as pessoas em quem você mais confia? Com certeza não.
Você irá dar essa responsabilidade a alguém com quem convive e sabe do caráter. Se Moisés o colocou nesta posição naquele momento, foi porque antes, estava vendo uma disposição diferente da dos outros que o rodeavam. Josué queria servir de alguma forma.

Ali, ele se tornou parte essencial do plano de Deus. Naquela pequena atitude, o Senhor traçou toda a trajetória dele.
“Então disse o Senhor a Moisés: Escreve isto para memória num livro, e relata-o aos ouvidos de Josué;” Ex 17, 14.

Depois desse dia, ele se tornou o servidor de Moisés. Ele nunca se retirava do meio da tenda. Sua disposição para aprender, obedecer, servir, eram impossíveis de não perceber.


Lição: disposição está intrinsicamente ligada a humildade. Você precisa assumir que não sabe, pois só assim estará disposto a coisas maiores, grande, significativas. Josué apresentava humildade ao servir nas pequenas coisas que Moisés lhe pedia, e Deus o colocou como substituto dEle e o fez tanto especial, que nunca conseguimos esquecer de quem ele foi na Bíblia.
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Comente ~