23 agosto, 2017

#21Lições: 10ª - Davi

Olá a todos,
a história de Davi é curiosa e se engrandece em seus detalhes. Você vai entender o que essa característica tem a ver com toda a coragem dele.

Geralmente, o trabalho de pastorear ovelhas era dado ao menor moço, ou aquele que não era “tão favorito assim” pela família. Os bons, iam para a guerra, viviam com a cabeça cheia, o tempo ocupado.

Davi, porém, era “valente e vigoroso, e homem de guerra, e prudente em palavras, e de gentil presença;” 1 Sm 16, 18. Diante dos homens, esquecido, mas diante de Deus, extremamente valioso.

Aí podemos notar um detalhe importantíssimo... Quem tem mais tempo para pensar: o que está na guerra, ou o que está no campo? Nesse quesito, Davi estava em vantagem. Ali ele podia falar com Deus, podia lembrar do que seus pais o ensinavam, podia organizar seu tempo, enfim... muitas coisas! Afinal, pense comigo: Deus precisava de um rei. Alguém que soubesse usar as palavras, que fosse agradável, que soubesse o valor de uma alma, e claro, que fosse um homem de guerra; mas o ofício de rei exigia bem mais que apenas valentia.

Ao ler sobre Davi, vemos que ele se levantava pela madrugada para preparar seus afazeres. Isso demonstra prudência. Mais para frente, o vemos usar dessa virtude diante de Saul e das guerras que marcaram seu reinado.


Lição: prudência é evitar perigos. Ela é a proteção no mundo espiritual. é capaz de proteger sua fé, sua salvação, sua casa e suas conquistas. 
Seja simples, mas prudente. Se a conversa de alguém lhe enche mais a cabeça de dúvidas do que qualquer outra coisa, afaste-se... se alguma atitude sua lhe pesa a consciência, pare. Faça o que for necessário para se proteger de tropeços e quedas. 
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Comente ~