27 junho, 2017

A promessa exclusiva

Juízes 6 tem inúmeras lições sobre a nossa vida cristã atual. Tenho lido todos os dias, e percebo algo novo todos os dias!

Há 3 coisas importantíssimas:
1º O povo de Israel estava COLHENDO o que plantou. Em Levítico 26;14, Deus explica as consequências da desobediência. Na época da lei ou na época da graça, ainda assim, o que plantamos, COLHEMOS.

2º O povo de Israel usou sua inteligência para criar COVAS nos montes e não uma ESTRATÉGIA DE GUERRA. Quando a consequência da desobediência chegou até eles, ao invés de se arrependerem e lutarem contra aquela situação humilhante (de terem tudo roubado pelos midianitas), eles resolveram que era mais fácil se acomodar, e abrir covas e cavernas – que por sinal, é um trabalho muito forçoso.

3º Por fim, Gideão apresentou sinceridade para com Deus. Quando o anjo enviou um recado à ele, sua resposta foi diretamente ao SENHOR, pois ele era sincero.

O que tudo isso quer dizer?


A maioria dos problemas que temos, é porque estamos COLHENDO algo que plantamos – conscientemente ou não –, pois somos humanos e constantemente suscetíveis ao erro. É por isso, também, que enfrentamos lutas. E é aí que vemos dois tipos de pessoas: as que usam a sua inteligência de forma espiritual e as que usam a sua inteligência de forma física. Ou somos como o povo de Israel, que prefere aceitar a situação e administrá-la, ou somos como Gideão, que sai da caverna, nem que seja pra malhar o trigo, onde se amassam uvas. Mas o que importa é que estamos ali, como se tivesse um cartaz escrito com letras vermelhas “EU NÃO ACEITO ISSO”, bem na nossa cara.

Sabe quando Deus envia o profeta dEle, como fez com Gideão, para lhe falar coisas incríveis? Que sua luta é para você ser mais forte, que logo ela termina, que você é vencedor por conta dela?... Só que dentro de si, você responde aquela palavra? Dentro de si, você questiona: “até quando?”.
Você é Gideão, se não sabia disso ainda.

Essa revolta brota nesses momentos, porque Deus está usando alguém que é dEle para lhe falar das promessas, mas você não vê elas se cumprindo na sua vida! Então, como assim?!
A estratégia de Gideão foi guerrear ao lado de Deus e o principal de tudo isso aqui: a sua força estava na nova promessa, feita exclusivamente de Deus para com ele.
“E o SENHOR lhe disse: Porquanto eu hei de ser contigo, tu ferirás aos midianitas como se fossem um só homem.” Juízes 6, 16.

Assim como Deus pede, Ele lhe faz uma promessa única. O segredo está em colocar sua força nela.
Image and video hosting by TinyPic

Nenhum comentário:

Comente ~